Disque Denúncia


Denúncia de extração mineral leva polícia ambiental a Magé


Ocorrência registrada na 66ª DP

05/07/2024
Denúncia de extração mineral leva polícia ambiental a Magé

Policiais Militares lotados na UPAm Pedra Branca, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, identificaram nesta sexta-feira (05) a degradação ambiental de uma área com cerca de 550 metros quadrados no município de Magé, na baixada fluminense. Os agentes foram ao local com objetivo de averiguar denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177) sobre suposto desmatamento e extração irregular do solo.

Na Rua Dezenove, os agentes da 1ª UPAm observaram indícios de extração mineral e corte de talude e, quando perguntaram alguns moradores sobre os responsáveis, foram informados que os responsáveis pelos ilícitos seriam proprietários de um galpão próximo e se deslocaram ao local. No estabelecimento, uma pessoa que acompanhou a fiscalização, negou ter participação na extração e, de acordo com os policiais, trata-se de uma empresa de artes cênicas. No interior do galpão, havia fibra de vidros, madeira e outros componentes químicos, porém, não foram apresentadas as licenças. No local, quando questionado, o funcionário explicou que os donos estavam em viagem e não saberia informar. Com base no artigo 60 da lei 9605/98, os policiais procederam à 66ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente