Ocorrência registrada na 167ª DP
A Polícia Militar Ambiental identificou nesta quarta-feira (03) o desmatamento no interior da Praia do Cão Morto, em Paraty, na Costa Verde. Os agentes foram ao local após duas denúncias recebidas pelo Disque Denúncia Paraty (0300 253 1177) através do programa Linha Verde - específico para denunciar crimes ambientais - além de informações da Guarda Municipal, ligada a Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Paraty.
Cumprindo a ordem de policiamento a fim de averiguar as denúncias, os policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, se deslocaram ao bairro São Gonçalo, onde constataram o desmatamento em uma área de preservação permanente e na Zona de Amortecimento do Parque Nacional da Serra da Bocaína, cuja degradação ambiental chega a 2.600 metros quadrados. Ainda de acordo com a 4ª UPAm, há indícios de utilização de uma máquina retroescavadeira, mas durante a fiscalização, não foram encontradas placas contendo licenciamento e tampouco os responsáveis pelas intervenções. Diante dos fatos, os policiais procederam à 167ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
Em Paraty, a população pode denunciar 24 horas, durante os sete dias da semana, crimes contra o meio ambiente ao Linha Verde, do Disque Denúncia através do telefone (21) 2253-1177 e 0300 253 1177,- ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente