Ocorrência registrada na 32ª DP
Pelo menos três balões foram apreendidos nesta segunda-feira (01) na Taquara, zona oeste do Rio, após o Comando de Polícia Ambiental ter recebido uma denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177) sobre uma possível fábrica clandestina para produção de balões. Esse é mais um resultado obtido durante o período da Campanha “Disque Balão”.
De posse das informações, os agentes do serviço reservado do CPAm, em parceria com agentes da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca, procederam à Rua Aires Pereira dos Santos, onde no imóvel denunciado, identificaram a existência de dois balões de seis metros, um outra balão com quatro metros, três armações, diversos papeis de seda, uma cola e um estilete. Quando questionado pelos policiais, o responsável afirmou que confeccionava balões e, por configurar crime de acordo com o artigo 42 da lei 9605/98, os agentes procederam com o mesmo e seu pai à 32ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
Vale reforçar que, desde o início do ano, o programa Linha Verde já recebeu 86 denúncias sobre locais de confecção, comercialização e soltura de balões. Para ajudar a polícia, a população pode denunciar essa atividade ilegal através dos telefones (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente