Disque Denúncia


Disque Denúncia pede informações sobre paradeiro de Anic Herdy


Advogada foi vista pela última vez em fevereiro, em um shopping de Petrópolis. Família pagou resgate milionário, mas vítima pode ter sido morta

24/05/2024
Disque Denúncia pede informações sobre paradeiro de Anic Herdy

O programa Desaparecidos do Disque Denúncia divulgou um cartaz que pede informações sobre o paradeiro de Anic de Almeida Peixoto Herdy, de 54 anos. A 105ª DP (Petrópolis) investiga o desaparecimento da advogada, há cerca de três meses, em um shopping de Petrópolis, na Região Serrana, quando foi vista pela última vez entrando em um carro. A suspeita é de que ela tenha sido assassinada e o corpo ocultado. Quatro envolvidos no crime estão presos.

Segundo o Disque Denúncia, duas ligações sobre o desaparecimento de Anic foram registradas até o momento. A advogada é mulher do empresário Benjamin Cordeiro Herdy, de 78 anos, herdeiro do fundador do complexo educacional em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, que deu origem à Unigranrio. Ela desapareceu no dia 29 de fevereiro, ao sair de um shopping em Petrópolis, e entrar em um carro de modelo Jeep Compass, de cor preta. 

Os principais suspeitos são Lourival Correa Netto, o Gordo ou Fatica, os filhos Henrique Vieira Fadiga e Maria Luíza Vieira Fadiga, e a amante, Rebecca Azevedo dos Santos. O primeiro se apresentou como policial federal, mesmo não sendo, e passou a fazer a segurança pessoal da família. Sem saber quem eram os sequestradores, o marido da advogada chegou a pagar um resgate de aproximadamente R$ 4,6 milhões. 

Uma mensagem em tom de despedida foi enviada pelo celular da advogada, uma hora após o pagamento. De acordo com as investigações, Lourival, os filhos e a amante foram os beneficiários do valor e, no dia do pagamento, o grupo comprou um veículo de luxo avaliado em R$ 500 mil, pagos em dinheiro. Também foram adquiridos uma motocicleta e 950 celulares. Eles foram denunciados pelo Ministério Público do Rio (MPRJ) por extorsão mediante sequestro e a prisão deles convertida em preventiva. 

O sequestro de Anic só foi registrado em 14 de março, porque Lourival orientou a família a não procurar as autoridades. Anic é mãe de um casal e usava colete jeans e um vestido bege e amarelo nas últimas imagens antes do sequestro. O Disque Denúncia recebe informações pela Central de Atendimento, nos telefones (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177; pelo WhatsApp Anonimizado, no (21) 2253-1177; no WhatsApp dos Desaparecidos, em (21) 98849-6254, e por meio do aplicativo Disque Denúncia RJ. O anonimato é garantido.