Disque Denúncia


Sessenta e cinco galos, medicamentos e arenas para briga são apreendidos no Jacaré após denúncia do programa Linha Verde sobre rinha de galo 


Ocorrência registrada na DPMA

24/05/2024
Sessenta e cinco galos, medicamentos e arenas para briga são apreendidos no Jacaré após denúncia do programa Linha Verde sobre rinha de galo 

Policiais Militares do Comando de Polícia Ambiental flagraram nesta sexta-feira (24) a existência de um local no Jacarezinho, onde havia 65 galos que são postos em rinhas, e enorme variedade de medicamentos utilizados para remediar esses animais quando eram postos para brigarem entre si. Uma informação repassada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177) levou os agentes ao local.

Por conta do local conflagrado, os agentes da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual de Pedra Branca precisaram de apoio de policiais da UPP Jacarezinho, além de agentes do serviço reservado do próprio CPAm, 1ª UPAm e 4ª UPAm. Na Rua Tapirapé, mencionada na denúncia, os militares observaram que em um terreno aberto, não cimentado, havia diversas gaiolas grandes (50cmx50cmx30cm) ao chão, onde galos e galinhas eram mantidos sem acesso à água, alimentação, desprovido de ventilação e luminosidade. Ainda de acordo com o Comando de Polícia Ambiental, durante a fiscalização foi encontrado um outro compartimento com os animais sendo mantidos no interior de gaiolas conjugadas de madeira, além de uma caixa de madeira contendo 18 bicos de aço, 25 esporas, 36 anilhas, 32 tapadeiras, 54 biqueiras de couro, duas agulhas para sutura, sete biqueiras, uma arena móvel para treinamento dos galos, dois alçapões, 33 frascos de remédio, 23 cartelas contendo diversos remédios, uma balança de precisão, 11 caixas de remédios vazias, 14 caixas de remédios cheias, 18 seringas e agulhas, 14 pomadas, três sprays de remédio, duas tesouras de pinça, duas cânulas e nove capas de transporte, além de 65 galos e duas arenas de rinha de galo. Diante dos fatos, a equipe da UPAm Pedra Branca procedeu com o acusado à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, onde a ocorrência foi registrada.

Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente