As ocorrências foram apresentadas na 159ª DP
Nesta quarta-feira (22), a partir de uma denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), policiais militares da 5ª Unidade de Policiamento Ambiental, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, apreenderam uma arma de fogo de calibre restrito, além de identificaram uma construção irregular e desmatamento no bairro Boa Vista, em Cachoeiras de Macacu, na região serrana.
A equipe da UPAm Três Picos procedeu à Rua Aristides Falcão, onde a denúncia mencionava a existência de uma fazenda onde o proprietário havia falecido e o local vinha sendo invadido todas as noites por homens que realizaram desmatamento e construções irregulares a beira de um rio. Em uma parte do terreno da fazenda, os agentes da 5ª UPAm encontraram o responsável pelas obras e pelo desmatamento e, flagraram uma construção de alvenaria com cerca de 500 metros quadrados, tudo, sem que fossem apresentadas as licenças pertinentes. Por esse motivo, procederam com o acusado à 159ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Assim que voltaram da distrital, os policiais militares procederam ao mesmo local a fim de identificar ilícitos em outra parte do terreno. Após adentrarem em um imóvel, identificaram uma espingarda calibre 28 sem numeração. O responsável pelo armamento não apresentou nenhum documento, sendo encaminhado também à 159ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente