Disque Denúncia


Crimes ambientais são flagrados em empresa localizada no bairro de Realengo 


Ocorrência registrada na DPMA

22/05/2024
Crimes ambientais são flagrados em empresa localizada no bairro de Realengo 

Mais de 14 mil metros quadrados de área degradada, extração irregular de recurso mineral e outros crimes contra o meio ambiente, foram flagrados nesta quarta-feira (22) no interior de uma empresa em Realengo, na zona oeste do Rio. Policiais do Comando de Polícia Ambiental foram ao local após recebimento de uma denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177).

Cumprindo ordem de policiamento, agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca procederam à Rua Itajaí, esquina com a Rua Belém, onde no local, foram recebidos por uma pessoa que se identificou como assistente de engenharia da empresa. Após tomar ciência da denúncia, autorizou a entrada da equipe da 1ª UPAm e, quando em fiscalização, os policiais observaram se tratar da construção de um conjunto multifamiliar, com futuros apartamentos, onde havia uma escavadeira hidráulica no local realizando extração de substância mineral (barro) e despejando em um caminhão. Ainda de acordo com os policiais militares da UPAm Pedra Branca, foi solicitada a licença para a extração do material retirado, mas o assistente de engenharia informou não possuir. Prosseguindo com a diligência, foi observado pela equipe, vasto material de malha de ferro acondicionado diretamente ao solo, restos de flora usados como aterro na lateral da obra, galões de ferros abertos com acúmulo de água e uma área de “bota espera” com aproximadamente 600 metros cúbicos de substância mineral.

Após análise dos documentos apresentados pelo motorista do caminhão e do funcionário da empresa, os mesmos foram convidados a irem à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, onde na especializada, após perícia, a ocorrência foi registrada com base nos artigos 54, 55 e 60 da lei 9605/98, sendo confeccionado um auto de constatação pela 1ª UPAm.

Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente