Disque Denúncia


Trinta quilos de vidro moído são apreendidos em São Gonçalo após denúncia do programa Linha Verde sobre comércio de linha chilena 


Ocorrência registrada na 73ª DP

03/05/2024
Trinta quilos de vidro moído são apreendidos em São Gonçalo após denúncia do programa Linha Verde sobre comércio de linha chilena 

Trinta quilos de vidro moído, uma carretilha de linha chilena e outros materiais utilizados na fabricação de cerol e linha chilena foram apreendidos por policiais militares nesta sexta-feira (03) em São Gonçalo, na região metropolitana, após agentes terem ido averiguar denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177).

De acordo com a equipe da UPAm Serra da Tiririca, subordinada ao Comando de Polícia Ambiental, seguindo informações do Linha Verde, os agentes da 6ª UPAm procederam ao Barro Vermelho, a fim de realizar fiscalização em um imóvel localizado na Rua Arlindo Goulart. Após autorização do morador para adentrarem ao local, os policiais constataram a veracidade da denúncia, encontrando 30 quilos de vidro moído, uma peneira, cinco tubos de dois litros contendo cola de madeira, um socador de vidro e uma carretilha de linha chilena. O responsável pelo local informou que trabalha com venda de pipas e que não realizava a venda de cerol e linha chilena, esse último, quatro vezes mais cortante do que o próprio cerol. Com base no artigo 56 da lei 9605/98 e artigo 1º da lei estadual 8478/19, os agentes se deslocaram à 73ª DP, onde a ocorrência foi registrada, sendo o material apreendido na distrital.

Dados do programa Linha Verde, do Disque Denúncia, apontam para um aumento de denúncias sobre linha chilena. Somente nos quatro primeiros meses deste ano, foram cadastradas 112 denúncias sobre locais de fabricação, comercialização e uso de cerol e linha chilena; mais do que as 48 de janeiro a abril de 2023; mais do que as 73 relativas ao primeiro quadrimestre de 2022 e mais do que as 110 relativas ao ano de 2021.

A população de todo o Estado do Rio pode denunciar crimes contra o meio através do telefone (21) 2253-1177 e 0300 253 1177,- ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente