24/04/2024

Com o tema “o anonimato é o combustível da  denúncia”, a campanha mostra a importância de evidenciar a garantia do anonimato de quem denuncia.

Disque Denúncia lança 6ª edição da campanha contra roubo em dutos de combustíveis 

Disque Denúncia lança 6ª edição da campanha contra roubo em dutos de combustíveis 

Nesta quarta-feira (24), o Disque Denúncia lança a 6ª edição da campanha contra roubo de combustíveis em dutos. Assinada pela agência 11:21, a campanha traz o conceito “o anonimato é o combustível da denúncia”.



A ideia principal é relembrar à população sobre a garantia do anonimato de quem denuncia. São quase 30 anos de existência do Disque Denúncia, e em todo este tempo, um dos pilares de sucesso do programa é o diferencial de não identificar quem está denunciando. O que importa para o Disque Denúncia é a informação de qualidade, a que desarticula quadrilhas, que ajuda a prender criminosos, que protege o meio ambiente e ajuda a salvar vidas.



A campanha alcançará todo o estado do Rio de Janeiro por meio das redes sociais do Disque Denúncia, além dos de veículos de imprensa e publicitários, que darão espaço para as peças criadas pela agência 11:21, mas a maior concentração, estará na Baixada Fluminense, principalmente em Duque de Caxias, onde passam os dutos que são alvos de criminosos.



Em seis anos de campanha contra roubo de combustíveis, o Disque Denúncia registrou mais de 1203 denúncias sobre este tipo de crime, ajudando a polícia do Rio a desarticular quadrilhas especializadas, a prender os principais foragidos da Justiça que lideravam os grupos criminosos e a encontrar endereços utilizados para armazenar ou comercializar ilegalmente combustível roubado.



Renato Almeida, Diretor-Geral do Disque Denúncia, , afirma que a regra de ouro do Disque Denúncia sempre foi a garantia do anonimato. “Preservar o sigilo de quem denuncia é nosso dever, por isto, não temos identificador de chamadas e não gravamos a conversa. Esse cuidado é observado em todos os nossos canais de atendimento, inclusive com o WhatsApp , que é anonimizado. O importante para o Disque Denúncia e para a sociedade, é a informação sobre atividades criminosas, e fazemos isto eficazmente há quase 30 anos com total segurança”, acrescentou o diretor.



As denúncias podem ser feitas nos canais do Disque Denúncia: (21) 2253-1177, que também funciona como WhatsApp anonimizado, ou pelo Aplicativo “Disque Denúncia RJ” – disponível para baixar gratuitamente nas lojas Google Play Store e Apple Store. A população pode enviar fotos e vídeos.