Ocorrência registrada na projeção da 166ª DP
Em cumprimento a ordem de policiamento com objetivo de averiguar denúncias de crimes ambientais encaminhadas pelo Disque Denúncia, através do programa Linha Verde (0300 253 1177), policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga realizaram nesta sexta-feira (19), fiscalização na Ilha Grande, onde identificaram dentre outros, quebra de condicionante de uma das licenças para a realização de atividades no local.
De acordo com a equipe da 4ª UPAm, subordinada ao Comando de Polícia Ambiental, foi necessário apoio logístico por parte do INEA na Avenida Beira Mar, visto que a denúncia mencionava desmatamento, extração de árvores, construção irregular em APP, cercamento de servidão pública e desmonte de rochas. Durante diligências no local, foram recebidos por uma mulher mencionada na denúncia, que apresentou a documentação pertinente para obra de reforma, como licença de instalação de requerimento, alvará e planta de situação, porém, os policiais observaram duas árvores cortadas e diversos pedaços de rocha, provenientes de cortes, sobre um deck, além de resíduos de construção civil as margens de um córrego, contrariando os artigos 6 e 7 de sua licença. Diante dos fatos, a mesma foi convidada à projeção da 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base nos artigos 39 e 60 da lei 9605/98.
A população de todo o Estado do Rio pode denunciar crimes contra o meio ambiente ao Linha Verde, do Disque Denúncia através do telefone (21) 2253-1177 e 0300 253 1177,- ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente