Ocorrência registrada na 166ª DP
Agentes do Comando de Polícia Ambiental estiveram neste sábado (13) em Angra dos Reis, na Costa Verde, onde identificaram o corte de árvores dentro de uma área de preservação permanente existente no bairro Vila Velha. Os agentes chegaram ao local após informações recebidas pelo Disque Denúncia, através do programa Linha Verde (0300 253 1177), voltado especificamente para meio ambiente.
Na Estrada do Contorno, os agentes da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, foram ao imóvel denunciante, onde após autorização do proprietário, realizaram fiscalização. Foram identificados cortes de 12 árvores, sendo outo de pequeno porte e quatro de grande porte, em que pelo menos duas estavam a menos de 30 metros de um curso de água, contrariando o artigo 4º da lei 12.651/12, na qual torna o local como área de preservação permanente. Pelo menos 500 metros quadrados de área degradada foram identificados. A equipe da 4ª UPAm solicitou então as autorizações para o corte das árvores, mas o proprietário informou não possuir. A ocorrência foi registrada na 166ª DP.
A população de todo o Estado do Rio pode denunciar crimes contra o meio ambiente ao Linha Verde, do Disque Denúncia através do telefone (21) 2253-1177 e 0300 253 1177,- ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente