As aves foram levadas ao CETAS, em Seropédica
Nesta terça-feira (09), quando em deslocamento a fim de verificar denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177), policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca, apreenderam no município de Duque de Caxias, 14 pássaros da fauna silvestre brasileira mantidos em gaiolas, além de dois alçapões.
A equipe da 1ª UPAm informou que, na Estrada Piranema Amapá, avistou uma área de possível extração mineral e, próximo, um barraco com gaiolas penduradas nas paredes. No local, os agentes foram recebidos por uma moradora e, de imediato, verificaram sete gaiolas do lado de fora do barraco e mais sete gaiolas no interior da residência, além de uma motosserra. De acordo com os policiais da UPAm, havia diversas árvores cortadas, sendo utilizadas como mourões para cerca, mas não foi apresentada nenhuma documentação para licença e uso da ferramenta, da mesma foram que sete coleiros, três canários da terra, dois tiê sangue, um trinca ferro e um corrupião, não possuíam anilhas de identificação. Como a moradora também não apresentou a documentação necessária para a criação dos pássaros, os policiais recolheram os animais e procederam à 61ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Após a finalização na distrital, os agentes se deslocaram ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, onde após tratamento serão devolvidos ao seu habitat natural.
A população de todo o Estado do Rio pode denunciar crimes contra o meio ambiente ao Linha Verde, do Disque Denúncia através do telefone (21) 2253-1177 e 0300 253 1177,- ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente