As aves foram levadas para o CETAS, em Seropédica
Sete pássaros da fauna silvestre brasileira foram resgatados de cativeiro nesta terça-feira (02) em Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense. Policiais Militares ambientais chegaram ao local após denúncia recebida pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177) a respeito de guarda de animais silvestres.
De posse da denúncia, os agentes procederam à Rua Marco Aurélio Tavares, no bairro Carvalho, onde encontraram a residência mencionada. Após autorização para fiscalização, os policiais encontraram no interior da casa, sete gaiolas contendo cinco coleiros e dois trinca ferros, todos sem anilhas de identificação. Questionado sobre a licença ambiental necessárias para a criação das aves, o responsável informou não possuir, contrariando o artigo 29 da lei 9605/98. Diante da situação, a polícia ambiental recolheu os animais e os encaminhou, juntamente com o acusado, à 136ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Todas as aves foram transportadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Seropédica, onde após tratamento serão devolvidos ao habitat natural.
Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177,- ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente