Ocorrência registrada na 159ª DP
Uma madeireira que funcionava de forma ilegal no município de Cachoeiras de Macacu, na região serrana, foi fiscalizada nesta terça-feira (02) por uma equipe de policiais militares lotada na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos. Os agentes foram ao local após recebimento de denúncia encaminhada pelo Disque Denúncia, através do programa Linha Verde (0300 253 1177), específico para meio ambiente.
De acordo com a 5ª UPAm, subordinada ao Comando de Polícia Ambiental, a madeireira denunciada opera na RJ 116, no quilômetro 34. Já no local, quando em fiscalização, os policiais observaram diversas peças de madeiras desdobradas, resserradas e máquinas de cortes em pleno funcionamento, tudo isso degradando cerca de 500 metros quadrados de área. Também foram encontrados blocos de cimento e vigas para laje de concreto. Uma pessoa que estava na empresa foi perguntada acerca das licenças ambientais, e informou já ter dado entrada no processo de licenciamento, porém, nada foi apresentado durante a diligência. Vale reforçar que em agosto do ano passado, uma denúncia anônima também levou os policiais ao mesmo local. Diante dos fatos, os agentes se deslocaram à 159ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente