Ocorrência registrada na 166ª DP
Uma equipe de policiais militares, lotada na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, durante cumprimento de ordem de policiamento a fim de averiguar denúncia de crime ambiental em Angra dos Reis encaminhada pelo Disque Denúncia, através do programa Linha Verde (0300 253 1177), identificaram nesta terça-feira (26), o corte e beneficiamento ilegal de pedras no Encruzo da Enseada.
Quando passavam pela Avenida Vereador Benedito Adelino, os agentes da 4ª UPAm, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, flagraram um homem que vinha realizando o corte de diversas pedras além de um espaço utilizado para depositar grande quantidade de pedras já cortadas, degradando uma área com cerca de 300 metros quadrados. Durante a fiscalização, os policiais o questionaram acerca das licenças necessárias, mas o mesmo informou estar realizando o serviço para uma outra pessoa e que, segundo ele, não haveria nenhuma documentação. Ainda segundo o suspeito, todo o material vinha sendo retirado do bairro Banqueta. Com ele, a equipe da UPAm Juatinga ainda apreendeu uma marreta de seis quilos, uma maceta, uma alavanca de ferro e sete ponteiros de diversos tamanhos. A ocorrência foi registrada na 166ª DP, com base no artigo 60 da lei 9605/98.
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente