Disque Denúncia


Polícia flagra pássaros silvestres em cativeiro sem licenças em Campo Grande 


As aves foram encaminhadas ao CETAS em Seropédica

12/03/2024
Polícia flagra pássaros silvestres em cativeiro sem licenças em Campo Grande 

Pelo menos 10 pássaros da fauna silvestre foram resgatados de cativeiro nesta terça-feira (12), em Campo Grande, na Zona Oeste, durante fiscalização por parte de policiais militares do Comando de Polícia Ambiental. A ação foi desencadeada após os agentes terem recebido denúncia de crime ambiental encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177).

De posse das informações, a equipe lotada na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca, se dirigiu à Rua Teixeira de Aragão, onde no imóvel denunciado, foram encontrados quatro pássaros trinca ferros, dois tiê sangue, dois coleiros, um papagaio e um gaturama, todos sem anilhas de identificação. O proprietário foi questionado acerca das licenças necessárias para criação, mas o mesmo informou não possuir. A ocorrência foi registrada na 35ª DP com base no artigo 29 da lei 9605/98. Vale salientar que as aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, onde serão devolvidos ao habitat natural.

Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente