Disque Denúncia


Polícia apreende apetrechos de caça em Barra do Piraí após denúncia 


Ocorrência registrada na 88ª DP

12/03/2024
Polícia apreende apetrechos de caça em Barra do Piraí após denúncia 

Um trabuco, uma rede de caça, 59 espoletas, 100 gramas de chumbo, 80 gramas de pólvora, um transporte de pássaros e duas aves silvestres foram apreendidas nesta terça-feira (12) em Barra do Piraí, no Sul Fluminense, durante fiscalização de policiais militares do Comando de Polícia Ambiental. Os agentes chegaram ao local após receberem denúncia encaminhada pelo Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente.

Policiais lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Concórdia procederam ao bairro São José do Turvo, onde as informações do programa Linha Verde davam conta sobre caça ilegal de animais e posse ilegal de arma de fogo nas proximidades de uma fazenda. Chegando ao local, os agentes da 2ª UPAm fizeram contato com a esposa do acusado na denúncia e, durante a fiscalização, foram encontrados um coleiro e um trinca ferro sem anilhas de identificação, dentro de gaiolas. Ainda durante as diligências, foram encontrados no interior de um armário localizado na varanda, um trabuco, quatro cartuchos deflagrados de calibre 28, aproximadamente 100 gramas de chumbo dentro de um recipiente, pelo menos 80 gramas de pólvora, 59 espoletas, uma rede de caça e um transporte para pássaros. A proprietária informou que o material seria de seu marido, que não se encontrava no local. Diante dos fatos, foi dada ciência de crime ambiental com base nos artigos 29 da lei 9605/98 e artigo 12 da lei 10.826/03 e a ocorrência encaminhada à 88ª DP.

Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente