Disque Denúncia


Oito pássaros são resgatados de cativeiro em Cascadura 


Ocorrência registrada na 29ª DP

11/03/2024
Oito pássaros são resgatados de cativeiro em Cascadura 

Oito pássaros silvestres da fauna brasileira foram resgatados de cativeiro nesta segunda-feira (11) no bairro de Cascadura, após policiais militares do Comando de Polícia Ambiental terem recebido denúncia através do programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177).

Em cumprimento a ordem de policiamento a fim de averiguar as informações, agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca, estiveram em uma residência localizada na Travessa dos Cardosos, e, após autorização do proprietário do imóvel, realizaram fiscalização no local. De imediato, os policiais militares da 1ª UPAm observaram a existência de oito gaiolas penduradas, contendo seis canários da terra e dois coleiros, todos sem anilhas de identificação. Quando questionado, o responsável pelas aves informou não possuir nenhuma documentação que autorizasse a criação das mesmas, sendo então conduzido à 29ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 29 da lei 9605/98. Todos os pássaros foram encaminhados à DPMA para perícia e serão levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde serão devolvidos ao habitat natural.

Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente