23/02/2024
Ocorrência registrada na 106ª DP
Uma construção irregular e o aterramento de um córrego foram motivo de uma fiscalização, nesta sexta-feira (23), em Petrópolis, na região serrana, por parte da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos, após terem recebido denúncia de crime ambiental encaminhada pelo Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente.
Os agentes da 5ª UPAm, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, munidos com a denúncia do Linha Verde, procederam à Estrada dos Caboclos, no Brejal, distrito da Posse e, durante as diligências, averiguaram a existência de uma construção próxima a um córrego, dentro de uma área de preservação permanente. De acordo com os policiais, na localidade existia uma nascente e o proprietário construiu um poço artesiano sem licença ambiental. Ainda segundo a 5ª UPAm, ele teria aterrado uma parte do terreno, tendo criado um açude. Como o proprietário utilizava um espaço para oficina mecânica, parte dos resíduos de óleos lubrificantes caia no solo, contaminando o córrego existente. O responsável pelo local, quando perguntado pelos agentes, informou não possuir as licenças necessárias, sendo então encaminhado à 106ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 64 da lei 9605/98.
Desde o início do ano, o programa Linha Verde vem registrado aumento de denúncias de crimes ambientais no município de Petrópolis, se comparado ao mesmo período do último ano. Foram pelo menos 59 denúncias (*fevereiro ainda não terminou), contra 44 relativas a janeiro e fevereiro de 2023.
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente