Disque Denúncia


Carvoaria clandestina é estourada na baixada fluminense


A ação foi coordenada pela SUPCCA

20/02/2024
Carvoaria clandestina é estourada na baixada fluminense

Uma carvoaria clandestina foi fechada, na manhã desta terça-feira (20), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, durante uma operação da Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais (SUPCCA). A operação aconteceu após trabalho de inteligência, que incluiu denúncia do programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177). As carvoeiras funcionavam de forma irregular em áreas degradadas.

No momento da operação, a fiscalização flagrou a atividade ilegal. Eram 8 fornos, cinco deles acessos e queimando madeira retirada ilegalmente para fazer carvão. No local, os agentes também encontraram madeiras, provavelmente nativa da região que fica entre os bairros de Xerém e Amapá, em Duque de Caxias. O terreno desmatado fica cercado por mata. Quatro trabalhadores da carvoaria e uma cozinheira foram flagrados em atividade. Eles não usavam nenhum tipo de equipamento de proteção e nem tinham garantidos os direitos trabalhistas. A única estrutura além dos fornos era uma casa, usada de ponto de apoio pelos trabalhadores. Os funcionários foram levados para a Delegacia de Meio Ambiente para prestar depoimento e todos os fornos serão destruídos. A polícia tenta identificar o dono da carvoaria ilegal.

Dados do programa Linha Verde mostram um aumento de denúncias sobre carvoarias clandestina ao longo dos últimos anos. Em 2021, foram registradas 20 denúncias, enquanto em 2022 foram 40, fechando em 55 denúncias sobre o tema no ano passado.

Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente