Ocorrência registrada na 140ª DP
Pelo menos sete mil metros quadrados de área degradada foram identificados nesta segunda-feira (22) em Varre Sai, no Noroeste Fluminense, após uma denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177) sobre desmatamento seguido de queimada.
A denúncia, que foi repassada à agentes da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano, levou a equipe da 3ª UPAm à Fazenda Fortaleza, na zona rural do terceiro distrito, onde os policiais observaram o corte seletivo de árvores de pequeno, médio e grande porte, em estágio inicial, médio e avançado de regeneração natural, com indícios de utilização de motosserra. Ainda segundo os militares, durante a diligência, não havia nenhuma atividade o local. Em contato com uma pessoa que se identificou como dono da propriedade, foram informados de que o mesmo comprou o terreno há dois anos, porém, desconhecia a necessidade de autorização para cortar as árvores. Com base então nos artigos 38 e 41 da lei de crimes ambientais, os policiais da UPAm Desengano se deslocaram à 140ª DP, em Natividade, onde a ocorrência foi registrada.
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente