Disque Denúncia


Papagaio é resgatado de cativeiro após informações do programa Linha Verde, sobre guarda ilegal de animais silvestres 


O animal foi encaminhado ao CETAS, em Seropédica

21/01/2024
Papagaio é resgatado de cativeiro após informações do programa Linha Verde, sobre guarda ilegal de animais silvestres 

Um papagaio foi resgatado de cativeiro neste sábado (20) em São Gonçalo, na região metropolitana, após policiais terem ido averiguar denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177), que mencionava a guarda ilegal de uma ave silvestre brasileira.

A equipe lotada na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Tiririca, munida com a informação, se deslocou à Rua Maria Rita, no Porto Novo, onde, durante a fiscalização no imóvel denunciado, comprovaram a existência de um papagaio sem anilha de identificação e sem que o responsável possuísse as documentações necessárias. Uma pessoa que acompanhou a diligência na residência, quando questionada, informou que a ave pertence ao sogro há 28 anos. Diante dos fatos e com base no artigo 29 da lei 9605/98, os policiais da 6ª UPAm procederam à 73ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Ainda segundo os agentes, o papagaio foi apreendido e encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica.

Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente