Disque Denúncia


Denúncias sobre balões feitas ao Linha Verde aumentaram 56% em relação ao ano anterior


Das cerca de 18 mil denúncias de crimes ambientais, pelo menos 108 foram sobre balões

04/12/2023
Denúncias sobre balões feitas ao Linha Verde aumentaram 56% em relação ao ano anterior

Embora muita gente ache bonito e valorize a prática, soltar balão é crime, de acordo com o artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/98). É sabido pela maior parte da população os estragos que um balão pode causar. Campanhas de conscientização são realizadas, mas o problema continua.

Dados do Linha Verde (0300 253 1177 / (21) 2253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – mostram que, mesmo antes do final do ano, o número de denúncias envolvendo balões, teve aumento de pelo menos 56% se comparado ao ano de 2022. O programa, que até o mês de novembro já cadastrou cerca de 18 mil denúncias sobre ilícitos vindos de todo o Estado, mostra que o tema balões ainda necessita de atenção.

Em todo o ano passado, o programa do Disque Denúncia registrou 69 denúncias que mencionavam locais de fabricação, comercialização, armazenamento e soltura de balões, enquanto que, até o último sábado (2), o Linha Verde cadastrou 108 informações sobre o tema. Com essas informações, o programa auxiliou as forças policiais na apreensão de mais de 300 balões somente no ano de 2023.

Ainda de acordo com o Linha Verde, o município do Rio de Janeiro saltou de 36 denúncias para 59; São Gonçalo passou de 4 para 13. Além desses, o programa recebeu 10 denúncias sobre balões vindas de Duque de Caxias, quatro de Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, três de São João de Meriti, duas de Cachoeiras de Macacu, Magé e Maricá, além de uma vinda de Itaboraí, Mesquita, Petrópolis, Saquarema e Teresópolis.

Vale reforçar que no mês de maio, uma denúncia feita ao Linha Verde levou a polícia a impedir festival de balões em Magé, com cerca de 2 mil pessoas. Outras denúncias auxiliaram ainda as forças policiais a estourarem fábricas clandestinas utilizadas na confecção desses artefatos.

A população pode continuar ajudando no combate a esse tipo de crime, denunciando em todo o Estado, locais de fabricação, comercialização, armazenamento, soltura de balões e grupos de baloeiros ao Linha Verde. A denúncia pode ser feita através dos números (21) 2253 1177 e 0300 253 1177, que funcionam também como WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente