Ocorrência registrada na 136ª DP
Nesta terça-feira (24) a partir de uma denúncia feita ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – a respeito de uma atividade poluidora sem licença, policiais militares ambientais estiveram no município de Santo Antônio de Pádua, onde constataram a existência de uma marmoraria operando de forma irregular.
Cumprindo ordem de policiamento a fim de averiguar as informações, policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano se deslocaram ao bairro Marangatu, onde no local denunciado, fizeram contato com uma funcionária que, após ser informada sobre o teor da denúncia, acompanhou a fiscalização dos policiais. Segundo a equipe da 3ª UPAm, durante a diligência, foi observado que o local estava em pleno funcionamento, sendo encontradas cinco placas de granito, com cada uma medindo cerca de cinco metros quadrados. Quando questionada sobre as licenças necessárias para as atividades ali desenvolvidas, informou não saber e que o proprietário não se encontrava no local durante a fiscalização. Com base no artigo 60 da lei 9605/98, os agentes procederam à 136ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente