O caso aconteceu neste sábado (23)
Sete pássaros trinca-ferros foram resgatados em Guapimirim, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, neste sábado (23). A ação de apreensão desses animais silvestres foi feita por policiais da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos, subordinados com Comando de Polícia Ambiental, após denúncias de que havia introdução de anilhas falsas nessas aves.
De acordo com a 5ª UPAm, os agentes foram a uma casa, onde funciona uma fábrica de cocadas, no bairro Bananal, checar a denúncia. Lá, se depararam com Inaldo Cosme da Silva, de 59 anos, fazendo o anilhamento. Na ocasião, havia outras pessoas presentes, e elas disseram que estariam apenas observando a prática ou comprando cocadas.
Inaldo Cosme não tinha autorização para realizar o procedimento nem para criar animais silvestres. Ele e os demais presentes, considerados suspeitos ou testemunhas, foram conduzidos 67ª DP (Guapimirim) para prestar depoimento. Após isso, foram encaminhados a 60ª DP (Campos Elíseos), onde funciona a Central de Flagrantes da Polícia Civil fluminense.
No local, os policiais ambientais também apreenderam: uma espingarda de chumbinho calibre 5.5 milímetros; anilhas; prensas, gaiolas; lupa; torno, alargadores; alicates de precisão; maçarico; e uma lista passeriformes, que traz informações sobre a ordem de classe das aves por tamanho, formato do bico, comportamento etc. O anilhamento consiste na introdução de um pequeno anel de metal ou de plástico na pata dos animais para controle e identificação.
Os envolvidos poderão responder pelos delitos de caçar animais silvestres sem autorização, conforme Artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), e por falsificar selo de identificação – no caso das anilhas –, previsto no Artigo 296 do Código Penal (Lei nº 2.848/1940).
Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente