Disque Denúncia


Araras canindé são encontradas em cativeiro após denúncia ao Linha Verde 


Ocorrência registrada na 61ª DP

14/09/2023
Araras canindé são encontradas em cativeiro após denúncia ao Linha Verde 

Uma denúncia feita ao Linha Verde (2253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – levou o Comando de Polícia Ambiental a encontrar nesta quinta-feira (14) duas araras canindé mantidas em cativeiro no Parque Xerém, em Duque de Caxias, na baixada fluminense.

A denúncia foi encaminhada à equipe da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca, que se dirigiu ao local denunciado, na Rua Eurico. De acordo com os policiais militares, durante fiscalização sobre guarda e comércio de animais silvestres no interior de um imóvel, foram encontradas duas araras em uma gaiola com 12 metros quadrados. O responsável pelos animais foi questionado acerca das autorizações necessárias e informou ter comprado as aves de maneira legal, porém, segundo o próprio, o processo de licença estaria em andamento e não saberia informar em que trâmite isso estaria. Diante dos fatos, os agentes procederam à 61ª DP, para o registro de ocorrência e, na distrital, o delegado colocou o responsável pelos animais como fiel depositário.

Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente