Disque Denúncia


Falta de licença e outros ilícitos ambientais são identificados pelo Comando de Polícia Ambiental em empresa na zona oeste 


Ocorrência registrada na DPMA

13/09/2023
Falta de licença e outros ilícitos ambientais são identificados pelo Comando de Polícia Ambiental em empresa na zona oeste 

Pelo menos 60 mil metros quadrados de área degradada foram encontrados por policiais do Comando de Polícia Ambiental esta quarta-feira (13) na zona oeste, após uma denúncia de crime ambiental encaminhada pelo Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177).

A equipe lotada na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca (1ª UPAm), se deslocou à Estrada Marechal Miguel Salazar Mendes de Moraes para averiguar os crimes de extração irregular do solo e extração irregular de árvores. No local, uma funcionária de uma construtora informou que a obra seria de um prédio multifamiliar com demolição de 30 mil metros quadrados de área.

Durante a fiscalização a equipe observou uma caixa d'água de alvenaria aberta de aproximadamente 6 mil litros de água parada, esverdeada e com possibilidade, segundo os policiais militares, da proliferação de vetores, corte de dois taludes de 20mx10m, armazenamento de combustível em desacordo com as normas da ANP, esgoto do banheiro dos funcionários sendo jogado direto ao solo, manutenção dos maquinários sendo realizado em local impróprio (dentro do local de demolição) e armazenamento de material de demolição (RCC) sem a devida licença. Os responsáveis pela empresa apresentaram aos policiais as licenças de obras e licença ambiental municipal, mas de acordo com os agentes da 1ª UPAm, faltaram documentos como as licenças para movimentação do solo, licença para uso de combustível e licença para bota espera do material (RCC) da demolição. Diante dos fatos, os militares conduziram os responsáveis à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), onde foi lavrado o registro de ocorrência, sendo tipificado nos artigos 55 e 60 da lei de crimes ambientais.

Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente