As aves foram encaminhadas ao CETAS, em Seropédica
Cinco pássaros da fauna silvestre brasileira foram resgatados de cativeiro, nesta terça-feira (12) em Campo Grande, na zona oeste. Policiais militares conseguiram encontrar os animais após uma denúncia sobre guarda de animais silvestres feita ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177).
Cumprindo ordem de policiamento a fim de averiguar a denúncia, os agentes estiveram na Rua Projetada A, onde no local constataram a existência das aves silvestres, porém, o responsável informou não possuir nenhuma documentação para mantê-los acondicionados em gaiolas. Os pássaros então foram recolhidos pelos policiais e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde após tratamento serão devolvidos ao habitat natural. A ocorrência foi registrada na 43ª DP, tendo como base o artigo 29 da lei de crimes ambientais.
Segundo o programa Linha Verde, guarda e comércio de animais silvestres é o quarto assunto mais denunciado ao programa neste ano de 2023. Desde o início do ano, foram mais de 850 denúncias sobre o assunto.
Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente