Ocorrência registrada na Delegacia da Polícia Federal
Através de uma informação repassada pelo Linha Verde (2253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – policiais militares ambientais flagraram, no último dia 7, um garimpo ilegal no bairro Santo Antônio, em Duque de Caxias, na baixada fluminense.
A denúncia encaminhada pelo Linha Verde citava atividades como escavação, garimpo, aterramento de rio e poluição na Rua do Alto, próximo a um sítio. Munidos com essas informações, agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca procederam ao local onde constataram indícios de atividades recentes de garimpagem degradando cerca de 4 mil metros quadrados de área. Uma pessoa que estava no local, ao ser indagada, informou não possuir nenhuma licença e que seu irmão era o responsável pela atividade de garimpo no terreno. Diante dos fatos, a equipe da 1ª UPAm procedeu à Delegacia da Polícia Federal, onde a ocorrência foi registrada.
Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente