Disque Denúncia


UPAm Pedra Branca apreende arma e munições e identifica poço artesiano sem licença em Campo Grande


Ocorrência na 35ª DP

06/09/2023
UPAm Pedra Branca apreende arma e munições e identifica poço artesiano sem licença em Campo Grande

Uma espingarda e diversas munições foram apreendidas por policiais do Comando de Polícia Ambiental nesta quarta-feira (06) em Campo Grande, na zona oeste. Os agentes foram ao local após denúncias sobre suposto aterramento de mangue feitas ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177).

Os policiais lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca, responsáveis pela averiguação da denúncia, estiveram na Rua José Capanema, onde no local informado, se depararam com um portão fechado, mas puderam observar que no interior do terreno, havia indícios da realização de diversos serviços, como supressão de vegetação e terraplanagem, mas não foram encontrados suspeitos ou maquinários. Durante diligências no entorno, a equipe da 1ª UPAm se deparou com dois homens em atitude suspeita em um outro terreno. Os mesmos procederam ao local e encontraram um poço artesiano em funcionamento, mas quando um dos homens se apresentou como o proprietário do terreno, foi questionado e informou possuir uma criação de galinhas, mas não possuía a outorga do poço artesiano. Continuando a fiscalização, os agentes encontraram um veículo que estava parado no local e, no banco do carona, encontraram uma caixa contendo 13 munições calibre 36, sendo 12 intactas e uma deflagrada. Perguntado a respeito de possíveis armas, o mesmo respondeu possuir uma espingarda Rossi calibre 36, mas sem documentação. Nesse momento, foi dada voz de prisão ao proprietário da arma de fogo e, juntamente com a outra pessoa que encontrava-se no local, foram encaminhados pelos policiais à 35ª DP, onde os fatos foram tipificados nos artigos 12 da lei 10.826/03 e 55 da lei 9605/98.

Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente