Disque Denúncia


1ª UPAm identifica abertura clandestina de estrada em área de preservação permanente


Ocorrência registrada na 58ª DP

02/09/2023
1ª UPAm identifica abertura clandestina de estrada em área de preservação permanente

Uma denúncia feita ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177), levou a polícia militar ambiental neste sábado (02) ao município de Nova Iguaçu, na baixada fluminense, onde identificaram a degradação ambiental de uma área com 2500 metros quadrados.

Segundo agentes da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca, a denúncia encaminhada pelo Linha Verde mencionava o aterramento de rio e loteamento irregular e, quando em fiscalização na Rua do Mercado, Tinguá, constataram a abertura de uma estrada clandestina as margens de um curso de água, dentro de uma área de preservação permanente e em um terreno com grande inclinação. Foram realizadas diligências no entorno, mas a equipe da 1ª UPAm não identificou nenhum suspeito, tampouco placas contendo licenciamento ambiental. Diante dos fatos e com base no artigo 60 da lei 9605/98, os policiais se deslocaram à 58ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente