Ocorrência registrada na 168ª DP
Após denúncias do Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente, policiais militares do Comando de Polícia Ambiental se deslocaram nesta sexta-feira (25) ao município de Rio Claro, onde identificaram a supressão irregular de vegetação com emprego de produtos químicos, chamada popularmente de capina química.
Em uma fábrica localizada na Rodovia Francisco Saturnino Braga, os policiais da 4ª Unidade de Policiamento Ambiental constataram indícios de aplicação do produto químico chamado “roundup” sobre a vegetação rasteira que fica ao redor dos galpões. O responsável técnico ambiental da empresa compareceu ao local e, quando indagado pelos agentes da UPAm Juatinga acerca das licenças pertinentes para a atividade, que no âmbito do Estado do RJ requer licenciamento ambiental, o mesmo informou não possuir. Vale ressaltar ainda que, de acordo com os policiais militares, em junho houve uma fiscalização no aviário e já havia a constatação de capina química em outra área da propriedade, bem como movimentação irregular de solo e desvio de curso de água. Diante dos ilícitos novamente identificados, a equipe da UPAm procedeu, juntamente com o responsável ambiental da empresa à 168ª DP, onde foi confeccionado um auto de constatação do CPAm e o crime capitulado com base no artigo 64 da lei 3.467/00 em desfavor do representante legal da empresa.
Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente