Ocorrência registrada na 166ª DP
Neste sábado (19), em cumprimento a ordem de policiamento referente à denúncia de crime ambiental encaminhada pelo Disque Denúncia Angra, através do programa Linha Verde (0300 253 1177), policiais militares da 4ª UPAm estiveram na Estrada Francisco Gerônimo, no Ariró, em Angra dos Reis, onde observaram o descarte irregular de resíduos sólidos urbanos dentro de uma área de preservação permanente.
Segundo os agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, a denúncia mencionava o despejo irregular de lixo próximo a um curso de água e, assim que chegaram ao local a fim de fiscalizar as imediações, os policiais identificaram uma geladeira abandonada na qual eram depositados resíduos sólidos urbanos e, o chorume de alguns desses resíduos eram carregados para um curso de água próximo, infringindo a lei 12.651, que delimita as áreas de preservação permanente. Diligências foram feitas a fim de identificar possíveis autores, mas ninguém foi encontrado. Vale mencionar que a área degradada está dentro dos limites da zona de amortecimento do Parque Estadual do Cunhambebe. Diante dos fatos, a equipe da 4ª UPAm procedeu à 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente