Ocorrência registrada na 159ª DP
Policiais militares lotados na 5ª Unidade de Policiamento Ambiental resgataram nesta quinta-feira (10) um lagarto mantido em cativeiro e apreenderam armas e munições em Cachoeiras de Macacu, na região serrana. Os agentes chegaram ao local após terem recebido denúncia de caça predatória encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177).
De acordo com os agentes, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, chegando à RJ 116, na Reta dos Ipês, puderam constatar a veracidade das informações do Linha Verde, encontrando em uma área de mata, três trabucos, cartuchos calibre 28 e 36 deflagrados além de outras munições ainda intactas. Um lagarto que teria sido capturado por caçadores também foi encontrado dentro de uma gaiola, mas durante diligências no entorno, a equipe da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos não conseguiu encontrar nenhum suspeito. Diante dos fatos, procederam à 159ª DP, onde a ocorrência foi registrada. O animal apreendido foi encaminhado à APA Macacu, onde será devolvido ao habitat natural.
Vale ressaltar que até julho deste ano, o programa Linha Verde já cadastrou 110 denúncias sobre caça ilegal de animais em todo o Estado e, se comparado ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de quase 50% no número de denúncias relativos à esse assunto.
Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente