Ocorrência registrada na 157ª DP
Com auxílio de uma denúncia sobre desmatamento e queimada, feita ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – policiais do Comando de Polícia Ambiental identificaram neste domingo (06), pelo menos 100 mil metros quadrados de área degradada em Trajano de Moraes, no norte fluminense.
Munidos com as informações, os agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano foram à Estrada Serra, próximo a um sítio na Serra das Almas, onde constataram um incêndio na vegetação com características de nativa, sendo parte em área de preservação permanente, por ter inclinação superior à 45º. No local, a equipe da 3ª UPAm fez contato com o responsável por parte da propriedade e o mesmo não soube informar como começou o fogo, visto que ele não se encontrava no local durante o fato. Mediante ao exposto e por infringir o artigo 41 da lei 9605/98 e artigo 4º da lei 12.65/12, os militares procederam à 157ª DP, onde a ocorrência foi registrada e solicitada perícia para o local.
Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente