Disque Denúncia


Linha Verde alerta para incidência de balões no céu no Dia da Mães


O dia das mães é uma das principais datas onde há esse tipo de atividade.

06/05/2016
Linha Verde alerta para incidência de balões no céu no Dia da Mães

No último dia 15 de Abril, o Linha Verde, projeto do Disque Denúncia exclusivo para se denunciar crimes ambientais lançou a 17ª edição da Campanha “Disque Balão”, que tem como objetivo atuar na prevenção a prática de confecção, comercialização, soltura e realização de festivais de balões. Com isso, a população de todo o Estado do Rio pode denunciar esse tipo de atividade através dos telefones 2253 1177 (capital) ou 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local).
 
Uma das datas onde há uma maior incidência dessa prática,é justamente o Dia das Mães, que neste ano será comemorado neste próximo fim de semana. Até agora, o Linha Verde registrou 19 denúncias com esse tipo de assunto, 15 a menos do que neste período no ano passado. Naquela ocasião, somente no fim de semana comemorativo, foram oito denúncias cadastradas pelo Linha Verde. Por conta desta data, a polícia militar ambiental realizará a partir da madrugada de domingo, a operação Balão. Todas as denúncias enviadas ao Linha Verde serão repassadas de imediato ao CPAM, que ficará atento e pronto para executar a denúncia. Vale ressaltar que na campanha “Disque Balão” realizada no ano passado, com auxílio dessas denúncias, a polícia conseguiu apreender um número recorde de 500 balões, além de apreender mais de 13 mil materiais utilizados na fabricação.
 
Segundo dados do Comando de Polícia Ambiental, parceiro do Linha Verde, neste ano, as denúncias já ajudaram na prisão de 10 pessoas, além de 23 balões apreendidos, juntamente com apreensão de 58 materiais utilizadas no fabricação ou soltura desses balões.
 
De acordo com o coronel André Vidal, comandante do CPAm, a campanha lançada pelo Linha Verde reforça a conscientização da população.
 
- A campanha Disque Balão é fundamental para desestimular esse tipo de prática criminosa, já que a conscientização da população poderá minimizar estes efeitos. As informações do Linha Verde contribuem positivamente para que o Comando de Polícia Ambiental produza conhecimentos necessários e oportunos acerca de indivíduos e grupos envolvidos na fabricação, venda, transporte, depósito, soltura e resgate de balões, a fim de realizar operações para coibir essa prática - explicou o comandante.
 
Ao longo dos anos foi possível identificar que algumas datas têm efeito e aumento sobre a prática de soltar balões. Geralmente entre os meses de abril e junho são contabilizados os maiores casos, período em que se iniciam os preparativos em homenagem a São Jorge, dia das mães e também das festas juninas. O problema é ainda agravado pela menor umidade do ar no outono.
 
Cabe ressaltar que a prática de soltar balões é crime (artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98). A pena para quem for pego confeccionando, comercializando ou soltando balões que possam provocar incêndios é de 1 a 3 anos de detenção ou multa, ou ainda ambas as penas cumulativamente.
 
O Disque-Balão foi criado no ano de 1999 com o objetivo de estimular a população a denunciar locais de comercialização de balões, prevenir e reprimir a ação de baloeiros e a realização de festivais. A campanha é principalmente para sensibilizar a população para os riscos que os balões geram para a conservação e preservação dos recursos ambientais e para a segurança humana.
 
Denuncie ao Linha Verde: 2253 1177 ou 0300 253 1177. O anonimato é garantido ao denunciante.