Ocorrência registrada na 75ª DP
Policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Tiririca estiveram nesta sexta-feira (14) no município de São Gonçalo, onde apreenderam quatro pássaros em Tribobó. Os agentes chegaram ao local após terem ido averiguar denúncia de desmatamento encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177).
Segundo a equipe da 6ª UPAm, a denúncia mencionava o corte de diversas árvores com objetivo de “limpar o terreno” para a realização de construções irregulares. Em fiscalização na Rua João Coladino, os policiais constataram a existência de diversas árvores do bioma mata atlântica cortadas em uma área de 360 metros quadrados. Uma pessoa que se encontrava no local foi questionada sobre a licença necessária, mas informou não possuir, momento em que os agentes da UPAm encontraram ainda um trinca ferro, dois tizius e um coleirinho, todos sem anilhas de identificação. Diante dos fatos, os policiais procederam à 75ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente