O fato ocorreu nesta quinta-feira
Uma denúncia feita ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – sobre extração irregular de barro em Paraty, levou a polícia ambiental nesta quinta-feira (13) à Prainha de Mambucaba, onde foi possível encontrar a realização de uma construção irregular dentro de uma área de preservação permanente.
Munidos com as informações do programa Linha Verde, a equipe da 4ª UPAm se deslocou ao quilômetro 537 da Rodovia Rio Santos, onde no local foi observada uma área com cerca de 1500 metros quadrados com indícios de extrações minerais, mas durante a fiscalização, não havia nenhuma placa indiciando possível licenciamento. Próximo ao terreno, havia uma construção residencial em andamento no interior de uma área de preservação permanente, isso por estar a menos de 30 metros de um curso de água. Uma pessoa que se encontrava no local foi questionada acerca das licenças ambientais para a atividade, mas disse não possuir, informando que poderia estar com a proprietária, que morava na cidade do Rio de Janeiro. Diante dos fatos e, pelo local estar localizado na Zona de Amortecimento do Parque Nacional da Serra da Bocaina, os policiais da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga procederam à 167ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).