Ocorrência registrada na 166ª DP
Onze carretéis de linha chilena foram apreendidos neste sábado (01), na Japuíba, em Angra dos Reis, após policiais terem recebido denúncia encaminhada pelo Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – sobre comércio do material em uma praça localizada na Rua Mangaratiba.
Segundo a polícia militar, as informações do Linha Verde mencionavam que aos finais de semana, naquele local, haveria comércio e utilização de linha chilena durante eventos de soltura de pipa, e, inclusive, uma ave teve a pata cortada há cerca de duas semanas nessa localidade. Diante da denúncia, os agentes foram à praça, onde encontraram menores de idade soltando pipa, próximos a quatro carretéis de linha chilena, que é quatro vezes mais nociva e cortante do que o cerol, já que é fabricada com quartzo moído. Como nenhum responsável foi identificado, os policiais recolheram os carretéis e, quando em direção à delegacia, observaram a existência de uma loja específica de pipas e, no momento da fiscalização, observaram que o proprietário fazia a venda de pelo menos sete carretéis contendo linha chilena a uma outra pessoa. Diante dos fatos, os policiais procederam, juntamente com os dois envolvidos à 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 56 da lei 9605/98 além do artigo 1º da lei 8.478/19, sendo confeccionado ainda um auto de constatação em desfavor do proprietário da loja.
Vale salientar que desde o início do ano, o programa Linha Verde, do Disque Denúncia, já cadastrou 132 denúncias envolvendo comercialização e utilização de linha chilena em todo o Estado do RJ. Para continuar denunciando crimes ambientais, a população pode ligar para o número 0300 253 1177 (custo de ligação local), utilizar o aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”, ou ainda denunciar pelo site do Disque Denúncia e pela página de facebook do programa Linha Verde. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente