Ocorrência registrada na 165ª DP
Policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, identificaram nesta segunda-feira (26), o corte de árvores dentro de área de preservação permanente no município de Mangaratiba, na Costa Verde. Os agentes chegaram ao local após terem ido averiguar denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177).
Cumprindo ordem de policiamento, a equipe da 4ª UPAm se deslocou à Rua Joaquim Tito, na Fazenda Ingaiba e, no local, pode constatar uma área com diversas árvores de grande e médio portes, em estágio primário de regeneração cortadas, além da supressão de mata ciliar com indícios de uso de motosserra e machado, degradando cerca de 250 metros quadrados de área. Foram realizadas diligências no entorno a fim de localizar os possíveis autores ou placas contendo licenciamento para as atividades, mas sem sucesso, infringindo dessa forma a lei 12.651 de 2012, além da lei 11.428 de 2006. Vale reforçar que o local está dentro da Zona de Amortecimento do Parque Estadual do Cunhambebe. A ocorrência foi registrada na 165ª DP.
Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente