Disque Denúncia


Denúncias ao programa Linha Verde levam polícia a desencadear operação para coibir venda de linha chilena


A operação "Risco Iminente" ocorre nesta segunda-feira em diversoa bairros

12/06/2023
Denúncias ao programa Linha Verde levam polícia a desencadear operação para coibir venda de linha chilena

Policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), realizam nesta segunda-feira (12) uma operação com objetivo de coibir venda e utilização de cerol e linha chilena. A operação foi desencadeada após levantamento de denúncias encaminhadas ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177).

Em Irajá, três carretéis de linha chilena, uma pipa e dois baldes contendo parafina foram apreendidos. De acordo com os agentes da especializada, as informações do Linha Verde davam conta de uma vila de casas onde uma pessoa costumava fabricar balões e comercializar linha chilena e cerol, promovendo festival de pipas. Munidos com os informes, os policiais civis procederam à Rua José Borges, onde no local fizeram contato com o filho do denunciado. O mesmo informou à equipe que seu pai de fato fabricava linha chilena no passado, mas não na atualidade. Os policiais da DPMA fiscalizaram o interior do imóvel, onde apreenderam os materiais já mencionados.

No bairro de Pilares, na Avenida João Ribeiro, outra denúncia feita ao Linha Verde que mencionava confecção e comercialização do material, ajudou os agentes na apreensão de mais três carretéis contendo linha chilena.

Vale reforçar que desde o início deste ano, o programa Linha Verde já cadastrou 92 denúncias envolvendo locais de fabricação, comercialização e utilização de cerol e linha chilena.

Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente