Disque Denúncia


Disque Denúncia participa do Diálogos RJ, Segurança Pública em debate


O Painel, promovido pelo Globo, foi realizada na manhã desta segunda-feira, com a participação de especialistas no assunto

29/05/2023
Disque Denúncia participa do Diálogos RJ, Segurança Pública em debate

Para debater os desafios que o Rio tem pela frente na segurança pública, O GLOBO promoveu, nesta segunda-feira, como parte da iniciativa Diálogos RJ, um seminário com especialistas no assunto, mediado pela jornalista Vera Araújo, repórter da editoria Rio.

A primeira mesa, com o tema “Além dos índices: os números e a percepção da população”, o assunto abordado foi justamente a relação entre as estatísticas positivas divulgadas pelo ISP e a forma como elas são percebidas na sociedade. O debate contou com a presença de Marcela Ortiz, atual presidente ISP, o coronel Max William, coordenador de assuntos estratégicos da Secretaria de estado de Polícia Militar (SEPM), e Renato Almeida, coordenador-geral do Disque Denúncia.

Na segunda mesa, o tema abordado foi “Segurança pública 4.0: Como a tecnologia pode ser uma aliada”. O assunto foi debatido pelo coronel Rodrigo Laviola, subsecretário de Comando e Controle da SEPM; pela delegada Fernanda Fernandes, titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Duque de Caxias, e por Fernanda Prates, professora da FGV e doutora em Criminologia.

O emprego da tecnologia para combater a criminalidade e melhorar a atuação dos órgãos de segurança pública tem sido uma forte aposta do governo do estado. Desde o ano passado, policiais militares que atuam nos 40 batalhões da corporação passaram a usar câmeras operacionais portáteis, que foram compradas na maior licitação do gênero feita no país. São quase 9 mil bodycams disponíveis, com o objetivo de garantir mais transparência e segurança jurídica às ações policiais. Profissionais que atuam nas operações Segurança Presente, Lei Seca e Foco também usam a nova tecnologia.

Outro investimento de peso realizado na modernização das táticas de combate ao crime no estado foi a compra, em agosto de 2022, de 35 drones de última geração, num investimento de mais de R$ 95 milhões.

Fonte: O Globo

https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2023/05/dialogos-rj-promovido-pelo-globo-debate-seguranca-publica-nesta-segunda-feira.ghtml