Disque Denúncia


6ª UPAm resgata aves de cativeiro em Niterói 


Ocorrência registrada na 81ª DP

22/05/2023
6ª UPAm resgata aves de cativeiro em Niterói 

Em uma ação motivada por informações recebidas através do Linha Verde (2253 1177) do Disque Denúncia, a 6ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) esteve nesta segunda-feira (22) na Rua Cinco, lote Várzea das Moças, onde agentes apreenderam pássaros da fauna silvestre brasileira.

A denúncia recebida indicava a ocorrência de crimes contra a fauna, especificamente a existência de pássaros mantidos em cativeiro e, ao chegar ao local, foram recebidos por uma pessoa que autorizou a fiscalização no local. Durante a abordagem, a moradora informou que as aves pertenciam ao seu esposo, que encontrava-se ausente devido ao trabalho. Foi constatado pelos agentes da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Tiririca, que a testemunha não possuía as licenças pertinentes para a criação dos pássaros.

Diante dos fatos, a guarnição qualificou a testemunha e realizou a apreensão de dois pássaros, um tiziu e um coleiro. Em seguida, a equipe se dirigiu à 81ª DP para apresentar a ocorrência à autoridade policial competente. Cabe ressaltar que não foram apreendidos materiais ilícitos nem armas durante a ação.

A ocorrência foi resultado de informações provenientes do serviço de Disque Denúncia, o Linha Verde, o que reforça a importância desse canal de comunicação para o combate a infrações ambientais e o apoio ao trabalho da polícia.

Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente