Disque Denúncia


2ª UPAm resgata pássaros silvestres de cativeiro em Barra do Piraí


O fato ocorreu nesta segunda-feira

22/05/2023
2ª UPAm resgata pássaros silvestres de cativeiro em Barra do Piraí

Nesta segunda-feira (22), uma operação bem sucedida resultou no resgate de três pássaros silvestres que estavam sendo mantidos em cativeiro ilegalmente em Barra do Piraí. A ação foi realizada graças a denúncias feitas ao Linha Verde (0300 253 1177), do Disque Denúncia, que possibilitaram a intervenção das autoridades competentes.

A ocorrência teve início após receberem a denúncia, onde uma equipe da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Concórdia (2ª UPAm) foi designada para investigar a situação e coibir possíveis ilícitos ambientais.

Ao chegarem ao local indicado, os policiais constataram a presença de três gaiolas penduradas em uma cerca. Próximo às gaiolas, havia uma pessoa que, ao perceber a aproximação dos agentes, fugiu pela vegetação, abandonando os animais. Após uma inspeção mais detalhada, foi constatado que se tratavam de dois trinca ferros e um tiziu, todos pertencentes à fauna silvestre e sem anilha de identificação.

Diante da situação, os policiais recolheram os pássaros e procederam à 88ª DP, para o registro de ocorrência. Vale mencionar que as aves foram levadas ao Parque Estadual da Serra da Concórdia, onde serão soltos no habitat natural. As autoridades reforçam a importância da conscientização da sociedade para a preservação do meio ambiente, alertando que a posse ilegal de animais silvestres é crime, de acordo com o Artigo 29 da Lei n° 9.605/98. Além disso, o Disque Denúncia reafirma o compromisso em garantir o anonimato e a segurança dos denunciantes, encorajando a população a colaborar na defesa do meio ambiente.

Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente