Disque Denúncia


Policia realiza operação contra baloeiros


Ocorrência em parceria com a DPMA e CPAM

18/05/2023
Policia realiza operação contra baloeiros

Nesta quinta-feira (18), policiais civis e militares realizaram uma operação contra a prática de soltura de balões em três bairros do Rio. Pelo menos três pessoas foram presas. A ação foi desencadeada após levantamento de denúncias encaminhadas pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177).

Segundo os agentes, na Estrada Boiúna, na Taquara, foi encontrado um homem ligado a grupos de baloeiros que atuam na região. Durante as diligências, foi encontrada uma oficina anexa ao imóvel principal, sendo encontrados materiais para fabricação de balão, papéis finos de cores diversas, armação circular que serve para criar a “boca do balão” e um balão em formato de Zepelim.

Em Horório Gurgel, outra denúncia do Linha Verde auxiliou os policiais. Desde vez, na Rua Bagdá, foi estourada uma grande fábrica de balões, sendo o responsável preso. No local foram apreendidos um balão de 40 metros, outro balão com cerca de 28 metros, nove fogos de artifício, varetas de madeira, papéis finos de diversas cores, papel cartolina, varetas de isopor, 16 armações confeccionadas em pinos próprios para adaptar fogos de artifício, 88 flechas de bambu, diversas buchas, três colas, grande quantidade de cilindros para lanterna de balão, rolo de corda sisal, fitilhos de papel, rolos de fita adesiva, rolos de barbante, estilete, quatro armações metálicas diversas para boca de balão e rolo de pavio. Já em Curicica, na Rua Glauber Rocha, as informações do Linha Verde levaram policiais do CPAm e DPMA realizarem a prisão de mais um suspeito, além de arrecadarem 240 apitos com vara, 720 morteiros, diversos outros explosivos não identificados, quantidade de pequenos copinhos utilizados como adorno de balões, duas caixas de isopor contendo papel fino, dois carretéis de nylon, planilha de controle de pagamento, uma pasta com medidas e instruções para confecção dos balões, dois rolos de fita isolante, troféus, 19 balões de diversos tamanhos, maçarico, armação metálica para boca de balão, corda, três carretéis de barbante, quadros de balões e botijão. Todos os presos e materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), onde a ocorrência foi registrada.

Vale frisar que o programa Linha Verde, do Disque Denúncia, lançou em Abril a 25ª edição da Campanha “Disque Balão” e desde 2017, o Disque Denúncia já registrou quase 1000 denúncias envolvendo balões.

Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253-1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente