O animal foi encaminhado ao CETAS
Um tucano foi resgatado de cativeiro nesta terça-feira (16) no município de Seropédica, na Baixada Fluminense, após policiais da 1ª UPAm terem ido averiguar denúncia de guarda de animais silvestres encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 11177).
Munidos com as informações, a equipe da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca, procedeu à Rua Manoel Clarindo Monteiro, na Fazenda Caxias, onde na residência denunciada foram recebidos pelo pai do acusado. O mesmo informou que o filho estaria trabalhando e que de fato ele criava um tucano. Após contato telefônico, o responsável pela ave informou aos policiais que sua esposa retornaria à residência para dar explicações, momento em que foram informados de que a ave seria de sua sogra, já falecida. Como não foram apresentadas as licenças necessárias, os policiais convidaram a esposa do acusado à 48ª DP, onde a ocorrência foi registrada. O tucano por sua vez, foi levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, onde será devolvido ao habitat natural.
Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253-1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa. Ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”.
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente