Disque Denúncia


Denúncias sobre balões ao Linha Verde ajudam DPMA a apreender balões durante operação Céu Azul


A Campanha Disque Balão está no ar desde abril. 

09/05/2023

Policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) realizaram nesta terça-feira (09) uma grande operação com objetivo de combater a prática ilegal envolvendo balões. Os agentes foram aos locais após levantamento de informações encaminhadas pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177). Vale ressaltar que no mês de abril, o programa lançou a campanha “Disque Balão”.


Em Nova Iguaçu, os policiais da especializada estiveram na Rua Iara, no Cacuia, onde prenderam um homem com um balão e duas camisas personalizadas comum a grupos de baloeiros. Já na Taquara, na Estrada do Cafundá, realizaram a prisão de outro homem e, dentro da residência do mesmo foram encontrados diversos apetrechos para fabricação de balões além de sinalizadores. Continuando a operação, uma equipe da DPMA esteve no Gradim, em São Gonçalo, onde na residência denunciada encontraram vários balões, fogos de artifício, pavios, papeis de seda, varetas, colas, estopins, outros materiais para fabricação de balões, além de um barco utilizado para resgatar balões que por ventura caíssem no mar. Os três presos foram encaminhados à sede da DPMA, onde a ocorrência foi registrada.


Vale salientar que a Campanha “Disque Balão” recebe denúncias sobre fabricação, comercialização, armazenamento de balões, locais de soltura e grupos de baloeiros. Para denunciar, a população pode entrar em contato com o Linha Verde através dos seguintes canais: telefones 0300 253 1177 e (21) 2253 1177 (WhatsApp Anonimizado) ou ainda pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.


LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente