08/05/2023

O local é considerado de preservação permanente

Agentes da UPAm Juatinga identificam extração mineral sem licença em Mangaratiba com auxílio do Linha Verde

Agentes da UPAm Juatinga identificam extração mineral sem licença em Mangaratiba com auxílio do Linha Verde

Em cumprimento a ordem de policiamento a fim de averiguar denúncia do programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 11770 sobre um morador que teria extraído e quebrado uma pedra de seu terreno, com objetivo de realizar uma construção irregular, policiais militares da 4ª Unidade de Policiamento Ambiental, estiveram nesta segunda-feira (08) em Mangaratiba, no Sul Fluminense, onde constataram a extração mineral sem licença.



A equipe esteve na Praia Alta, onde no local denunciado verificaram cinco metros cúbicos de pedras já extraídas e cortadas na subida do bairro, próximo à Rodovia Rio Santos, porém, durante tentativa de encontrar o proprietário da casa, ninguém foi encontrado. Por se tratar de uma área de preservação permanente, com inclinação de 45º, tipificada na lei federal 12.651/12, seria necessário algum tipo de controle ambiental e placa referente ao empreendimento. Como nada disso foi encontrado, os agentes da UPAm Juatinga se deslocaram à 165ª DP, onde a ocorrência foi registrada.



O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones, que também funcionam como WhatsApp: 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital), do WhatsApp (21) 99973 1177, além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.



LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente