Disque Denúncia


Papagaios são resgatados de cativeiro por policiais que averiguavam denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde em Pedra de Guaratiba


As aves foram levadas ao CETAS, em Seropédica

01/05/2023
Papagaios são resgatados de cativeiro por policiais que averiguavam denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde em Pedra de Guaratiba

Dois papagaios foram resgatados de cativeiro nesta segunda-feira (01) em Pedra de Guaratiba, na zona oeste, após policiais militares da 1ª UPAm terem ido averiguar denúncia sobre comércio de animais encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177).

Munidos com as informações, a equipe lotada na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca se deslocou à Rua Soldado Almandio Goering, onde realizaram fiscalização no local denunciado. Uma pessoa que estava na residência autorizou os policiais a adentrarem no imóvel e, quando em diligência, os agentes identificaram dois papagaios sem as respectivas anilhas. O responsável foi então questionado sobre a documentação necessária, mas como não apresentou nenhuma licença, foi conduzido à 43ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 29 da lei 9605/98. As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde serão avaliadas por um veterinário e reintroduzidas em seu habitat natural.

O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital), e do WhatsApp (21) 99973 1177, além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente