Disque Denúncia


Denúncia ao programa Linha Verde auxilia polícia ambiental a encontrar abertura irregular de estrada e supressão de vegetação no Bracuí


Ocorrência registrada na 166ª DP

25/04/2023
Denúncia ao programa Linha Verde auxilia polícia ambiental a encontrar abertura irregular de estrada e supressão de vegetação no Bracuí

Policiais militares do Comando de Polícia Ambiental estiveram nesta terça-feira (25) em Angra dos Reis, na Costa Verde, onde identificaram a abertura irregular de uma estrada e supressão de vegetação em área de preservação permanente. Os agentes chegaram ao local, após denúncia recebida pelo Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – que mencionava o fato.

A equipe lotada na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, responsável pela averiguação das informações, chegou à Estrada Beira Rio, no Bracuí, onde a denúncia mencionava a utilização de uma máquina retroescavadeira, e, durante fiscalização, constatou a existência de uma estrada ainda sem asfaltamento, com cerca de 800 metros de extensão, mas sem que houvesse pessoas trabalhando. Segundo os agentes da 4ª UPAm, foi verificado o dano ambiental de uma área com 10 mil metros quadrados, já que além da estrada, foi possível observar árvores de grande e médio porte cortadas, arrancadas pelas raízes. Vale reforçar que o local está inserido em uma área de preservação permanente lei de 2012 e na zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Diante dos fatos, os policiais procederam à 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Em Angra dos Reis, a população pode denunciar qualquer crime contra o meio ambiente ao Linha Verde, do Disque Denúncia, através do telefone 0300 253 1177 ou ainda pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente